sexta-feira, 12 de abril de 2013

Psicologia Para Ser Entendida


A psicologia é ciência pródiga em teorias e sistemas. Este fato já seria um motivo de dificuldade para se entender o campo de conhecimento. Além disso, muitos autores usam termos da psicologia em livros que nada tem de sério, como muitos na chamada “literatura de autoajuda” ou mesmo os místicos.  
Assim, percebemos no cotidiano, que as pessoas usam os termos psicologia e psicológico, nas mais diversas situações, muitas vezes sem informações dos saberes implicados. Conceitos e definições da psicologia acabaram mal entendidos ou se tornaram mistérios.  
Outra situação complicada para muitas pessoas é diferenciar psicologia, psiquiatria, psicoterapia e psicanálise.

O livro Entendendo: Psicologia, de Nigel C. Benson, tem como proposta ser um guia ilustrado sobre a ciência psicológica. De forma resumida, interessante e descontraída, o autor consegue esclarecer muitos dos temas centrais da psicologia. Além disso, o livro é barato, apesar do capricho do acabamento.
Embora traga informações sobre a prática da psicologia no exterior – o autor é inglês, houve a preocupação dos editores e da tradutora em complementar e adaptar o conteúdo para a nossa realidade. Para o leitor fica bem claro o papel e as possibilidades da psicologia.
Certamente os especialistas ou iniciados na ciência do comportamento vão sentir falta de autores importantes e estudos relevantes, mas o esforço do autor resultou em um livro particularmente interessante para a divulgação científica e mesmo como guia rápido para profissionais de outras áreas, que não querem usar apenas a intuição quando tratarem do tema.

Benson, Nigel C. – Entendendo: Psicologia; tradução de Marly N. Peres – São Paulo: Leya, 2012.  176 páginas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário