domingo, 7 de abril de 2013

O que é Mashup

                                                                                                                         (*)                             

 Entendendo o conceito

O termo inicialmente usado na música como uma forma de mistura diferente do remix, foi ampliado para outras formas de expressão artística e de comunicação. Assim, no site da IBM¹, temos que “... mashup é uma nova música que é misturada a partir das faixas vocais e instrumentais de duas músicas diferentes (geralmente pertencentes a gêneros diferentes).” Semelhantes a esses, os mashups de vídeo são realizados com a edição de imagens, que são “coladas” e mixadas, como vemos em comerciais, em vídeo clipes ou no cinema.

Como o advento da web 2.0 – a segunda geração de aplicativos da web – os mashups ganham novas versões para a rede. Porém, chamar de “mistura” o que se faz na web seria distorcer a concepção do funcionamento e obscurecer as motivações dos desenvolvedores.  Um site mashup pode funcionar simultaneamente com serviços e aplicativos de fontes externas diferentes. Dessa forma, a ideia é mais de integração de recursos, de agregação de valores complementares e que multiplicam as funcionalidades. Pode-se reunir dados de bases diferentes, assim como serviços diversos e, assim, oferecer mais conteúdo, com mais qualidade, além de novas possibilidades de interação.

Vejamos algumas aplicações:

Aplicações de localização
Na internet, uma grande quantidade de dados está associada a informações de localização, então, os locais são apresentados de forma gráfica, os mapas. O site imobiliário americano (Craigslist) passou a usar o Google Maps para locar os imóveis oferecidos, tornando isto o seu princípio de organização.   O Google Maps (inicia em 2004), por sua vez, também é um mashup, pois além do seu próprio conteúdo agrega dados e materiais diversos de outros sites com Flickr, Wikipedia, YouTube e, é claro, dos seus anunciantes.

Aplicações de Foto e Vídeos
O Flickr e o Instagram hospedam e compartilham vídeos ou fotos. Mas, além disso, dados de localização, data, autoria da foto e notícias ligadas podem ser associados aos conteúdos compartilhados. Dessa forma, podem ser criados mosaicos com fotos, textos e informações relevantes, por exemplo.

Aplicações de Compras
Os buscadores de compras e comparação de preços são bem “antigos” e não eram chamados de mashup, pois quando surgiram o termo não existia. Mas, as coisas ficaram mais intensas, pois, “negócio são negócios”, parece que aqui a tecnologia não faz por menos. No Brasil os vários sites de busca e comparação de preços como o Buscapé e o Boadica, mas grandes organizações com o eBay e Amazon não perderam tempo para instalar aplicações que anunciam seus sites a possíveis interessados, de forma programada. Já o Google como seu AdSense faz publicidade com a exibição de conteúdo de anunciantes, em páginas inscritas previamente.

Aplicações de notícias
Agências de notícias, jornais e outras fontes informativas geram arquivos indexados que podem ser reunidos por feed marsups, conforme as conveniências de cada  leitor.
Com fazer um Mashup
De forma gratuita, pode-se desenvolver mashups com a ajuda do  Popfly da Microsoft, o Pipes da Yahoo! ou Google Mashup EditorO problema é que trata-se de sites com recursos para desenvolvedores e há necessidade de conhecimentos de programação, além é claro de uma boa dose de criatividade.
Bem, aquela imagem de um liquidificador com instrumento básico para fazer mashup é só no sentido figurado e não traduz a ideia central que é a integração e não a mistura.  Marshup é muito mais que uma vitamina de banana.

(*) Adaptado de: http://www.ibercajalav.net/img/mashups.pdf 
Referências
1 - Site IBM¹ - http://www.ibm.com/developerworks/web/library/x-mashups/index.html  - acesso em 05 Abr 2013;
2 - http://www.ibercajalav.net/img/mashups.pdf   - acesso em 05 Abr 2013;
3 – Melo Junior, Cleuton Sampaio de - Web 2.0 e Mashups - Reinventando a Internet – Rio de Janeiro, Brasport, 2007.

Um comentário:

  1. Olá! Sabemos o quanto a web está em nossas vidas, afinal foi uma ajuda e tanto para nós. Quanto ao material que você postou, só posso dizer que está muito bom, organizado e de fácil entendimento. Parabéns pelo brilhante empenho e pelas grandes descobertas que você tem feito.

    ResponderExcluir